Mudanças no Twitter alimentam onda de propaganda russa e chinesa

WASHINGTON (AP) – As contas do Twitter administradas por governos autoritários na Rússia, China e Irã estão se beneficiando de mudanças recentes na empresa de mídia social, disseram pesquisadores na segunda-feira, tornando mais fácil para eles ganhar novos seguidores e transmitir propaganda e desinformação para um audiência maior.

A plataforma não sinaliza mais agências de mídia e propaganda controladas pelo estado e não proíbe mais que seu conteúdo seja promovido ou recomendado automaticamente aos usuários. Juntas, as duas mudanças, feitas nas últimas semanas, melhoraram a capacidade do Kremlin de usar a plataforma baseada nos EUA para espalhar mentiras e afirmações enganosas. sobre sua invasão da UcrâniaPolítica dos EUA e outros tópicos.

De acordo com as descobertas divulgadas na segunda-feira pela Reset, uma organização sem fins lucrativos com sede em Londres que rastreia o uso de mídias sociais por governos autoritários para disseminação, as contas da mídia estatal russa estão recebendo 33% mais visualizações do que algumas semanas antes de a mudança se tornar propaganda.. Os resultados do Reset foram relatados pela primeira vez pela Associated Press.

O aumento equivale a mais de 125.000 visualizações adicionais por postagem. Essas postagens incluíam aquelas que sugeriam que a CIA tinha algo a ver com os ataques de 11 de setembro de 2001. sobre os EUA, que os líderes da Ucrânia estão retendo ajuda estrangeira para seu país, e que a invasão da Ucrânia pela Rússia foi justificada porque os EUA estavam administrando laboratórios secretos de armas biológicas no país.

Agências de mídia estatais administradas pelo Irã e pela China viram um aumento semelhante no engajamento desde que o Twitter fez as mudanças discretamente.

A reviravolta da plataforma é o mais recente desenvolvimento desde que o bilionário Elon Musk comprou o Twitter no ano passado. Desde então, ele introduziu um novo sistema de verificação confuso e demitido Muitos dos funcionários da empresa, incluindo aqueles dedicados a combater a desinformação, permitiram que os neonazistas e outros recuassem anteriormente banido do site e encerrou a política do site que proíbe desinformação perigosa sobre o COVID-19. O discurso de ódio e a desinformação se espalharam.

Antes da última mudança, o Twitter colocou rótulos que diziam “mídia afiliada ao estado russo” para informar os usuários sobre a origem do conteúdo.. Ele também restringe o envolvimento online do Kremlin, tornando as contas inadequadas para promoção ou recomendação automática – algo que faz regularmente para contas regulares para ajudá-los a alcançar um público maior.

Os rótulos desapareceram discretamente depois que a National Public Radio e outros meios de comunicação protestaram contra os planos de Musk de também rotular seus meios de comunicação como afiliados ao estado. A NPR então anunciou que não usaria mais o Twittere disse que o rótulo era enganoso devido à independência editorial da NPR e prejudicaria sua credibilidade.

As conclusões de Reset foram corroboradas pelo Laboratório de Pesquisa Forense Digital do Atlantic Council, onde os pesquisadores observaram que as mudanças provavelmente foram feitas pelo Twitter no final do mês passado. Muitas das dezenas de contas sinalizadas anteriormente perderam seguidores constantemente desde que o Twitter começou a usar as sinalizações. Mas após a mudança, muitas contas viram grandes saltos no número de seguidores.

A RT Arabic, uma das contas de propaganda mais populares da Rússia no Twitter, caiu para menos de 5.230.000 seguidores em 1º de janeiro, mas se recuperou depois que a mudança foi implementada. encontrei o DFRL. Ele agora tem mais de 5.240.000 seguidores.

Antes da mudança, os usuários interessados ​​em encontrar a propaganda do Kremlin tinham que pesquisar especificamente a conta ou seu conteúdo. Agora pode ser endossado ou promovido como qualquer outro conteúdo.

“Os usuários do Twitter não precisam mais procurar ativamente por conteúdo patrocinado pelo governo para vê-lo na plataforma; pode simplesmente ser servido a eles”, concluiu o DFRL.

O Twitter não respondeu a perguntas sobre a mudança ou os motivos dela. Musk fez comentários no passado sugerindo que vê pouca diferença entre as agências de propaganda financiadas pelo Estado dirigidas por governantes autoritários e os meios de comunicação independentes no Ocidente.

“Todas as fontes de notícias são em parte propaganda”, tuitou ele no ano passado, “algumas mais do que outras”.

By Carlos Eduardo

"Fã de música. Geek de cerveja. Amante da web. Cai muito. Nerd de café. Viciado em viagens."

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *