Bem-vindo ao fórum do Arena 4G!

Junte-se a essa incrível comunidade para tirar suas dúvidas e ter acesso aos links.

[ROM] [7.1] A.I.C.P 12.1 Official | Z00A

Discussão em 'Fórum do Zenfone 2' iniciado por Matheus Jesus, Novembro 17, 2016.

1. Matheus Jesus

Matheus Jesus Moderador
    Moderador

#1 Matheus Jesus, Novembro 17, 2016
    Última edição: Novembro 21, 2016
    install-custom-rom-your-htc-one-for-completely-new-experience.w654.jpg

Essas são as primeiras builds da AICP com base no Android Nougat para nosso querido Zenfone 2, apesar de alguns probleminhas citados abaixo, a Rom está completamente usável para uso diário :)

Bugs / Observações
    • Não possui Radio AM/FM;
    • PixelMaster não funciona o modo Super Resolução;
    • Alguns formatos de vídeo não são reproduzidos como o esperado;
    • Bug de áudio quando usando o Bluetooth ou o falante do aparelho quando tem algum dispositivo conectado no Bluetooth;
    • Alguns aplicativos não funcionam corretamente;
    • Apps para gravar a tela não funcionam;
    • Desliga o aparelho somente pelo botão físico;
    Requisitos
    • Por favor, Entre ou Cadastre-se para ver os Links
    Downloads
    • Por favor, Entre ou Cadastre-se para ver os Links (x86 - 7.1 | Pico )

Instalação
    1. Faça o download da Rom e Gapps;
    2. Coloque ambos em sua memória interna ou SD Card;
    3. Reinicie em modo Recovery;
    4. Full Wipe (Wipe Data/Cache/Dalvik/System)
    5. Instale a Rom;
    6. Instale os Gapps;
    7. Instale o Fixboot;
    8. Reboot;
    Caso deseje fazer um backup de seus apps antes da instalação de suas ROMS temos em nosso fórum um tutorial sobre o assunto Por favor, Entre ou Cadastre-se para ver os Links
    • NEM EU NEM A COMUNIDADE DA ARENA 4G NOS RESPONSABILIZAMOS POR QUAISQUER DANOS/PERDA NO SEU APARELHO !!!
    Fonte, changelog e mais - Por favor, Entre ou Cadastre-se para ver os Links

mom marcos e GuilhermeTutoriais curtiram isso.
  2. renatoscp

renatoscp Membro Kilobyte
    Membro

Novembro 16, 2016
    35
    5
    17
    Masculino
    Santa Cruz das Palmeiras - SP
    Boa noite!! O que seria (pra que serve) esse fix boot? correção do boot da rom?? eu esperava hoje, a atualização semanal da Lineage 14.1 pro Zen2, parece que não soltaram... Talvez não conseguiram resolver os bugs. A bateria tá durando menos de 6 horas com ela, tá bem complicado, se não sair amanhã vou testar outra, ou a Clean do Guilherme.

3. Artur Eduardo

Administrador

Julho 10, 2015
    1,049
    178
    336
    Masculino
    É sim, mas parece que nas últimas atualizações da ROM ele não é mais necessário.

4. renatoscp

Membro

Novembro 16, 2016
    35
    5
    17
    Masculino
    Rom instalada, não precisa realmente do fix boot. A principio, é a LineageOS 14.1 com alguns apetrechos, e os mesmos bugs rs... Vou usar ela por mais um tempo, gostei, tá mais completa que a Lineage e as ATTS são mais frequentes. Ambas tem alguns resíduos da CM pelo que percebi ainda são espelhos da CM14.1 não oficial que morreu antes de nascer. Uma pena esse audio bugado, gostei demais do 7.1 e não queria voltar pro 6.0.

5. renatoscp

Membro

Novembro 16, 2016
    35
    5
    17
    Masculino
    Problema, problema problema!!!! Me ajudem, agora desesperei rs... Seguinte, tava tudo fluindo bem, até que resolvi testar a rom RR, fiz o backup da AICP, fiz limpeza, instalei a RR do zero, beleza. Não gostei dela, fiz limpeza de novo, ao tentar reinstalar o backup anterior a AICP simplesmente não inicia normalmente, uma tela preta. Até ai beleza, resolvi então fazer uma instalação limpa, a rom, gaps, e partir do zero. Instalou, beleza, porém agora, simplesmente o SIM2 não é reconhecido, e não aparece nem as opções dele na ROM!! É como se o aparelho fosse um single SIM. Sei que os Zenfone apresentam problemas nos slots, mas acredito não ser o caso, pois o pau ocorreu justamente ao trocar de rom. Alguma luz pelamordedeus??

6. Artur Eduardo

Administrador

Julho 10, 2015
    1,049
    178
    336
    Masculino
    Verifica se o segundo IMEI está aparecendo

renatoscp curtiu isso.
  7. renatoscp

Membro

Novembro 16, 2016
    35
    5
    17
    Masculino
    Pois é, após muito pesquisar, também descobri que o problema é esse. Problemão certo? Vi alguns aplicativos pra restaurar IMEI, mas nenhum compatível com essa porcaria de processador da intel. E agora?? Me recordo de um tutorial que vi muito fácil, que se tratava apenas de aplicar uma linha de comando através do TWRP mesmo, mas tô com medo de realizar esse procedimento e mandar o imei do primeiro chip pro saco também, ai perco de vez o cel. Qualquer ajuda será muito válida, agradeço demais...

8. renatoscp

Membro

Novembro 16, 2016
    35
    5
    17
    Masculino
    Das informações que garimpei, as únicas que se encaixam pro zenfone2 acredito que sejam estas:

Por favor, Entre ou Cadastre-se para ver os Links

No link acima é a "possível" solução mais fácil, porém não senti firmeza, não ví ngm comentando o sucesso do procedimento e também, como esse comando restauraria o IMEI se o IMEI foi perdido, eu não teria que reinserir ele?

A segunda possível solução, que acredito ser a mais correta é esta:

Porém surge a dúvida: Esse arquivo RAW pode ser aplicado com os bootloaders e TWRP MM instalados? Ele substituiria tudo por uma versão de fábrica? E também não senti firmeza no final do vídeo, o proedimento do IMEI foi executado apenas uma vez, e são 2 IMEI...

Conto com uma força de vocês, sinceramente isso me pegou de surpresa... Acredito que foi culpa da Ressurection Remix, que fique de alerta. Não queria perder meu aparelho, gosto dele.

9. Artur Eduardo

Administrador

Julho 10, 2015
    1,049
    178
    336
    Masculino
    É, realmente o IMEI se foi, por isso é recomendado sempre antes de trocar de rom fazer backup dele. Tenta passar outra rom, talvez ele volte. Caso não, você terá que arriscar um desses tutoriais para reinserir, não conheço nenhum pois não tenho esse dispositivo, mas posso dar uma procurada. Se não conseguir pode tentar levar em algum lugar para reinserirem, mas provalmente vão querer trocar a placa.

10. renatoscp

Membro

Novembro 16, 2016
    35
    5
    17
    Masculino
    Depois de ler no tutorial que o procedimento era somente para restaurar o primeiro IMEI (o meu que sumiu foi o segundo) consegui fazer ele reaparecer instalando a Clean Stock do Guilherme, pois pelo que entendi o segundo IMEI é atrelado ao primeiro ou seja, se vc restaura o primeiro, o segundo entra junto ao instalar uma rom stock, deu certo. Porém, mesmo com os 2 IMEIs, o chip2 não aparece, então acredito que o problema tenha sido no slot do SIM2 (muito comum defeito no slot nesse aparelho), e, como o slot não estava sendo reconhecido, as ROMS custom eliminaram o IMEI por talvez entender que se tratasse de um aparelho single sim, creio eu. Comprei o SLOT, assim que chegar vou trocar e posto aqui o resultado, talvez seja útil à alguém.

11. renatoscp

Membro

Novembro 16, 2016
    35
    5
    17
    Masculino
    Problema resolvido. Troquei o Slot do CHIP, o SIM 2 está funcionando perfeitamente agora, com a CleanStock do Guilherme. Ainda não testei de volta a AICP nem a Lineage simplesmente po que essa Clean tá lisinha, sem nenhum BUG. Mas o que acredito que tenha acontecido foi exatamente o que mencionei acima, com o SLOT problemático, ao instalar uma ROM alternativa, essa ROM ocultou ou inibiu o segundo IMEI pelo fato de ela não ter conseguido "ler" o slot na hora de flashear ou na primeira inicialização, acredito eu. Os tutorial em video que postei acima é pra quem perdeu o primeiro IMEI, ele recupera o primeiro e o segundo entra junto automaticamente, pelo que foi informado nos comentários.

Fica aqui registrado, pode ser útil à quem passar por algo parecido, visto que o SLOT desse aparelho é problemático mesmo. Depois de analisar pude perceber que o que estraga o SLOT é a prática de "apertar" a latinha de cina pra prender melhor o chip, pois ao fazer isto, pressionamos a larte de baixo da latinha contra as trilhas do flat, que são minusculas, finas e muito flexíveis, interrompendo elas.

A destruição do Slot antigo é inevitável, dada a maneira que a Asus cola ele na carcaça da bateria, bem mal projetado ao meu ver.

Arthur, como procedo pra fazer backup do IMEI? Pelo TWRP não tem opção de fazer isso, não aparece pasta EFS, ou partição EFS... Apesar do problema não ter sido este, o susto que tomei me ensinou a precaver rs...

Valeu!

12. Artur Eduardo

Administrador

Julho 10, 2015
    1,049
    178
    336
    Masculino
    Que bom que conseguiu resolver! No LG G3 para fazer backup é só ir no TWRP em Backup e selecionar a opção modem, mas pode aparecer como efs pra você.

renatoscp curtiu isso.
  13. renatoscp

Membro

Novembro 16, 2016
    35
    5
    17
    Masculino
    Pois é... No Zenfone não tem, as opções são:

Sistema
    Cache
    Config
    Dados
    Inicio
    Splash

Queria entender melhor como funciona essa pasta EFS, pois pelo que entendi, ao fazer um WIPE completo pra instalar qualquer rom customizada, essa pasta também é deletada procede? E se procede, ao instalar a nova rom custom, essa pasta é recriada por ela certo? Neste caso, os IMEIS funcionam normalmente, então, o que a rom faz pra recriar a EFS sem o conteúdo original? Será que existe algum "gancho" (local) fixo no hardware do smartphone onde a rom busca essas informações pra recriar a EFS? Nesse caso, não precisaria fazer backup dela... São perguntas chatas, mas que nos ajudam entender o funcionamento disso tudo e com isso prevenção de problemas...

14. Artur Eduardo

Administrador

Julho 10, 2015
    1,049
    178
    336
    Masculino
    Essa é uma pasta que fica separada do sistema em uma partição para que seja apagada, mas a ASUS pode ter colocado ela em outro canto. Não conheço a efs em si, mas pelo que sei ela contém todos os dados das partições do aparelho. Atualmente no LG G3 existem dois arquivos img chamados de modem que contém o IMEI e não conheço algum modo de refaze-los, mas deve ter algum jeito. Para ZenFone, parece que existe um arquivo de modem, mas vi só o do ZenFone 4, dá uma olhada Por favor, Entre ou Cadastre-se para ver os Links.

15. renatoscp

Membro

Novembro 16, 2016
    35
    5
    17
    Masculino
    Nos meus desesperos, havia visto esse tópico já rs... No meu caso, procurei com o ES File Explorer em modo root e não encontrei nada relacionado à EFS, tentei um app que promete fazer backup dela, o backup sempre fica vazio, parece simplesmente não existir essa pasta no zenfone 2, nem no TWRP ela aparece porém, tudo funciona perfeitamente. É estranho... Tem uns tutoriais na net que ensinam inclusive reviver um zenfone 2 do zero, mesmo quando ele nem liga mais, e basicamente consiste em fazer ele reconhecer os drivers e depois flashear um arquivo de extensão RAW fornecido pelo fabricante, onde contém a ROM e o bootloader original completo, é como um pacote que restaura ele para o modo de fábrica de forma completa, ou seja, essa EFS ou MODEM, se existir, certamente também seria substituida, e o interessante é que trata-se de um RAW padrão. Morreremos com certas dúvidas rs... Abço!

16. Matheus Jesus

Matheus Jesus Moderador
    Moderador

No zenfone 2 essas pastas e arquivos são diferentes. O modem seria o arquivo splashscreen. Mas até hoje não vi um caso de perca de Imei no Zenfone 2 que não seja Slot com defeito. E esses arquivos .RAW resolvem vários dos problemas do Zenfone.

renatoscp curtiu isso.
  17. renatoscp

Membro

Novembro 16, 2016
    35
    5
    17
    Masculino
    Simples e objetivo, valeu irmão!

18. Matheus Jesus

Matheus Jesus Moderador
    Moderador

Já tive esses problemas com o Zenfone. Já até matei ele uma vez, que demorava uns 10 minutos com o carregador ligado pra ele bootar em recovery. E também já tive o problema do slot. E também já usei o .RAW algumas vezes. O .RAW também "Bloqueia" o Bootloader novamente e volta a receber as OTAs. Assim como para voltar do Bootloader MM tava vendo o flash do ifwi e do splash.

19. renatoscp

Membro

Novembro 16, 2016
    35
    5
    17
    Masculino
    Sinceramente, vou abandonar esse zenfone e partir pra outra marca. Acredita que fui fazer um Wipe nele pra instalar uma outra ROM e adivinha: Morreram os 2 IMEIS novamente. Parece que essa "carniça" é meio que imprevisível, eu não vou mais ficar sofrendo com isso. Só não consigo entender o por que uma troca de slot resolveu o problema anteriormente, será que o TWRP "queima" o slot ou algo assim? Nunca ví isso e nem faz sentido algum. Tentando agora instalar novamente a Clean Stock pra ver se consigo utilizar de alguma maneira até comprar outro aparelho, se não der verto faço um flash de RAW, está perdido mesmo. E pra falar a verdade, esse tipo de coisa cansa bem a gente... Vontade é de seguir com a rom original cheia de porcarias e bloots, engolir isso tudo pra ter um pouco de sossego...

Artur Eduardo curtiu isso.
  20. renatoscp

Membro

Novembro 16, 2016
    35
    5
    17
    Masculino
    Clean Stock ressucitou os IMEIS, 2 SIMs estão ativos. A novidade é que parece que qualquer WIPE que eu faça pelo TWRP deleta os IMEIS do aparelho, impossibilitando que eu instale qualquer outra ROM do zero que não seja a Clean Stock do Guilherme. Se eu tento instalar alguma ROM baseada no android 6.0 (CM13 por exemplo) ela sequer inicia, o aparelho dá um boot e cai logo no TWRP diretamente. Se restauro um backup de qualquer ROM que não seja a Clean, o aparelho inicia sem os IMEIS. Muito estranho e chato isso, não sei se tem a ver com o TWRP MM, mas tenho quase certeza que sim. EU queria colocar a ultima compilação da CM13 que eu tanto gostava, pois a LOS14.1 tem um bug nojento no audio do whatsapp, mas por hora, a única opção que tenho é a Clean. Ela não é ruim, é excelente, mas detesto as personalizações de menu da ASUS, que permanecem, gosto do Android mais puro.

Artur Eduardo curtiu isso.

Compartilhe esta página